sábado, 10 de novembro de 2012

Conceito de currículo


       “A escola, não é apenas um espaço social emancipatório ou libertador, mas também é um cenário de socialização da mudança. Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o explicito e o formal, o oculto e informal. A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas.
     Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.
    O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. “A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.”
                                           Ref: SILVA, T.T.da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo.
     Por fim, o currículo reflete todas as experiências vividas em termos de conhecimento aos alunos. O currículo escolar representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos,implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob tutela escolar.

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