“A escola, não é
apenas um espaço social emancipatório ou libertador, mas também é um cenário de
socialização da mudança. Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o
explicito e o formal, o oculto e informal. A prática do currículo é geralmente
acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva
e às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos
conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto
pelo trabalho pedagógico nas escolas.
Atualmente, o
currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a
um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento.
Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o
processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.
O
Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma
concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder,
sendo o centro da ação educativa. “A visão do currículo está associada ao
conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo
formativo.”
Ref: SILVA, T.T.da. Documentos de
identidade: uma introdução às teorias do currículo.
Por
fim, o currículo reflete todas as experiências vividas em termos de
conhecimento aos alunos. O currículo escolar representa a caminhada que o aluno
faz ao longo de seus estudos,implicando tanto conteúdos estudados quanto
atividades realizadas sob tutela escolar.
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